Políticas

Política de qualidade SKY METAL “Através dos processos de corte a laser, dobra, usinagem leve e solda, a SKY METAL busca a rentabilidade do negócio sem abrir mão do comprometimento com a melhoria do SGQ, além de oferecer serviços que satisfaçam os requisitos das partes interessadas, sendo reconhecida pela qualidade dos seus serviços e desenvolvimento e qualificação dos funcionários.”

I) INTRODUÇÃO

  1. Objetivos
  • Esta Política Integrada tem por objetivo estabelecer os princípios para os nossos atos e comportamentos com relação aos Direitos Humanos, Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho, Ética e Meio Ambiente, contidas nas Diretrizes da Organização.
  • Tais Diretrizes incluem nosso Código de Conduta e Ética, Manual de Integração de Colaboradores, Manual de Fornecedores e Políticas da Qualidade.
  1. Escopo
  •  Esta Política é aplicável a todos os colaboradores, subcontratados, prestadores de serviços, fornecedores e clientes.

II) DIREITOS HUMANOS

  1. Compromissos 

Compromissos perante as partes interessadas:

Colaboradores:

Temos o compromisso de respeitar os direitos humanos de nossos colaboradores, buscando promover as ações a seguir:

  • Proporcionar processos seletivos estruturados, transparentes e efetivos, valorizando a contratação local.
  • Proporcionar condições dignas de trabalho.
  • Promover ações educacionais que viabilizem o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.
  • Manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.
  • Adotar medidas educativas para disseminar o respeito aos Direitos Humanos de forma a assegurar que todos os Colaboradores conheçam e ponham em prática seus preceitos, uma vez que são, ao mesmo tempo, sujeitos e agentes estratégicos dos Direitos Humanos.

Clientes, Fornecedores e Parceiros:

  • Estabelecer relações com entidades que compartilhem dos mesmos princípios e valores que a Skymetal e que estejam alinhadas a esta Política de Direitos Humanos.
  • Disseminar o respeito aos Direitos Humanos na cadeia de valor, incluindo-se a adoção de cláusulas contratuais e exigências de documentação comprobatória de conformidade legal.
  • Notificar o Cliente, Fornecedor e/ou Parceiro em caso de desrespeito devidamente comprovado aos Direitos Humanos para a adoção de medidas corretivas, bem como executar os dispositivos contratuais cabíveis. Adotar medidas educativas para disseminar o respeito aos Direitos Humanos.
  • Incentivar seus Fornecedores a zelarem pela seleção de parceiros comerciais que operem dentro da legislação trabalhista, ambiental e dos padrões éticos compatíveis com as premissas do Código de Ética e Conduta do Fornecedor.

Comunidades locais:

  • Respeitar o direito à informação e à participação, o direito à liberdade de associação, expressão e de manifestação pacífica das comunidades.
  • Reconhecer a importância do direito ao uso da terra e dos demais recursos naturais por parte das comunidades.
  • Respeitar o direito das comunidades referente à disponibilidade, qualidade e acessibilidade à água e contribuir para a manutenção e melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento local sustentável das comunidades.

      2. Disposições específicas

Trabalhista:

  • Não é permitido que o uso das dependências e/ou imagem da Sky Metal em nome de interesses próprios, políticos, religiosos ou partidários.
  • A Sky Metal visa o pagamento de salários baseados em avaliações do mercado de trabalho e também nas aplicações efetuadas pelas empresas da região.
  • Cumprimos todas as Leis que favorecem as condições de trabalho, inclusive as jornadas de trabalho e horas extras, sendo de nossa prática também, a realização de Acordos Coletivos junto a Sindicatos da Categoria para atendimento às Leis que regem esses direitos trabalhistas.
  • Somos extremamente contrários ao trabalho forçado ou compulsório, tráfico de pessoas ou qualquer outra forma de escravidão moderna, tanto em suas operações ou através de seus parceiros.
  • Defendemos a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito a negociações coletivas.
  • A Sky Metal está comprometida em promover um ambiente de trabalho livre de qualquer tipo de assédio, exploração, abuso ou violência conforme definidos pelas leis vigentes.
  • Respeitar e valorizar a diversidade, promover a inclusão e não tolerar a discriminação ou assédio de qualquer natureza, inclusive moral ou sexual, em conformidade com as legislações locais aplicáveis.

III) SAÚDE, MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

  1. A Skymetal tem o compromisso de trabalhar por uma meta de nenhum acidente ou ferimento, zelando pela saúde de seus colaboradores, e bem geral no ambiente de trabalho.
  2. Isso se dá através de treinamentos, procedimentos e estruturas de trabalho adequadas, atendendo inclusive, as normais e leis de Segurança e Medicina do Trabalho.

IV) ÉTICA EMPRESARIAL

A proposta de Código de Ética é esclarecer maneiras e ações nas quais a Sky Metal deve ser reconhecida por seus públicos de interesse.

Nesta política estão expressas as formas de atuação e condutas esperadas por funcionários, clientes, fornecedores e outras partes interessadas no cumprimento das relações do dia-a-dia que estejam relacionadas com a organização.

Nosso objetivo com este código é harmonizar as relações internas e externas, evitar ou detectar violações legais, a normas e políticas internas e definir as boas práticas de responsabilidade corporativa.

Relações com os fornecedores

A Sky Metal busca em suas interações com os fornecedores uma conduta justa e honesta, prezando a parceria sustentável nas relações.

É vedada aos funcionários, em função de alguma negociação, a aceitação de qualquer tipo de presente, ofertas de entretenimento, privilégios ou outras cortesias profissionais.

É permitida a aceitação de brindes, como tal entendidos aqueles distribuídos a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos ou datas comemorativas de caráter histórico ou cultural, de valor não superior a R$ 100,00 (cem reais).

A Sky Metal não aceita entre seus fornecedores aqueles que:

  • Utilizam de trabalho infantil ou escravo;
  • Não estejam em conformidade legal com as condições básicas de saúde e segurança dos seus funcionários;
  • Não apoiem a liberdade de associação a sindicatos ou associações coletivas;
  • Promovam a discriminação de qualquer âmbito (religiosa, racial, de gênero, etc.);
  • Tenham uma política de tolerância a assédio;
  • Não estejam em conformidade legal em relação ao cumprimento das horas de trabalho (incluindo regulamentação referente a horas extras) e salários.

Relações com os clientes

A Sky Metal se compromete a fornecer os seus serviços conforme legislações vigentes e especificações técnicas exigidas mesmo que seu cliente não tenha condições de avaliação destas condições. Este relacionamento estará sendo baseado em honestidade, justiça, transparência, comprometimento e genuíno interesse.

A Sky Metal se compromete a não fornecer, nem divulgar informações dos seus clientes, sejam dados técnicos ou administrativos, exceto quando permitido ou solicitado.

A Sky Metal não realiza pagamento para terceiros com o intuito de garantir novos serviços, estão excluídos pagamentos a título de comissão ou pagamentos registrados em contratos. É proibido oferecer vantagens ilícitas a empregados e representantes de clientes.

Todas as despesas com clientes como brindes, refeições, transportes, estadia que tenham valores finais razoáveis serão tolerados, desde que não causem constrangimentos ao cliente ou à Sky Metal.

Relações com os colaboradores

O recrutamento e seleção de funcionários da Sky Metal devem ser baseados em questões técnicas e com base no cargo a ser ocupado. Não são toleradas quaisquer discriminações sejam elas de cunho racial, cor, credo, religioso, sexo, preferência sexual ou qualquer outra forma de preconceito.

Não é tolerado assédio moral ou sexual, todas as interações internas devem ser baseadas em respeito, confiança, profissionalismo e genuíno interesse.

Os funcionários devem manter decisões de negócio que beneficiem a Sky Metal e não a si próprio, sendo que a quebra desta relação causa prejuízos à organização e a todos envolvidos.

A Sky Metal não permite trabalho escravo (art. 149 Código Penal Brasileiro) ou infantil (CLT).

Não é permitido que o uso das dependências e/ou imagem da Sky Metal em nome de interesses próprios, políticos, religiosos ou partidários.

Todos os bens, equipamentos e instalações da empresa devem ser utilizados com zelo e exclusivamente para a operação das funções, são vetados o uso com fins particulares.

O uso de correio eletrônico (e-mail) é restrito as atividades de operação das funções de cada processo, o uso particular ou troca de arquivos que não estão relacionadas a atividade profissional interna está proibida. O envio de arquivos que tenham vírus, malwares ou qualquer outro tipo malicioso de arquivo terá as implicações legais pertinentes.

O uso da internet deve ser realizado com base em suas atividades profissionais, o uso com interesses próprios e particular não é permitido. O acesso a sites com jogos, material pornográfico, pedofilia, com conteúdo que seja desrespeitoso a dignidade humana, propaganda ou apologia à violência será penalizado conforme regulamentação trabalhista e criminal.

Caso tenha dúvida em relação a alguma situação ou decisão a ser tomada, responda às seguintes perguntas:

  1. Você se sentiria incomodado se a ação ou situação fosse parar em redes sociais ou em um blog?
  2.  Você ficaria desconfortável lendo em um jornal sobre a atitude que você pretende tomar, ou uma matéria dizendo que está deixando a situação se prolongar por mais tempo?
  3. Você teria problemas em contar sobre a situação para seu filho ou cônjuge?

Se ainda tiver alguma dúvida, pense nisso:

  • Considere de que forma outras pessoas serão afetadas pela decisão.
  • Não pense apenas em estar dentro dos parâmetros da lei. Pense se é ético ou não.
  • Seja imparcial, recusando-se a favorecer alguns em detrimento de outros.

 

V) MEIO AMBIENTE

A Sky Metal tem como objetivo ser, não apenas uma empresa que atua em processos de corte a laser, dobra, usinagem leve e solda de qualidade, mas uma organização socialmente responsável que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.

A Sky Metal compromete-se a atender aos regulamentos que se aplicam ao seu tipo de negócio. “Com respeito às preocupações com a saúde e o meio ambiente, o cumprimento das regras representa um mínimo”.

A proteção da saúde e do meio ambiente é responsabilidade de toda a Organização.

Espera-se que todos nossos colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, subcontratados e clientes, em todos os níveis, assumam esta responsabilidade no contexto de suas tarefas individuais e cooperem dessa forma com os esforços da Organização.”

      3. Confidencialidade

  • A Sky Metal está comprometida na adoção de ações para assegurar a observância dessa Política Integrada.
  • Pessoas que sejam vítimas ou testemunha de qualquer descumprimento aos princípios estabelecidos nesta Política devem fazer um relato por meio do Canal de Denúncias – [email protected], o relato será tratado com total confidencialidade e poderá ser feito de forma anônima, a critério do denunciante.

     4. Consequências de Violação da Política

  • As violações a esta Política podem ensejar a adoção de medidas disciplinares ou outras medidas permitidas por lei. O processo de avaliação quanto à apuração dos fatos, incluindo a investigação deve ser justo, imparcial e transparente. Com base nas conclusões obtidas, a Sky Metal irá adotar as medidas necessárias e cabíveis, bem como irá cooperar com as autoridades e poderá, quando apropriado, adotar medidas legais contra os colaboradores que tiverem adotado comportamento inapropriado em relação ao que consta descrito nesta Política.

     5. Divulgação da Política:

  • A divulgação da Política Integrada da Sky Metal ocorre através das Integrações de Novos Colaboradores, por nossos canais de atendimentos a fornecedores, parceiros e no site da organização.
  • Site: www.skymetal.com.br/políticas

Caso qualquer colaborador tome conhecimento de questões relevantes relacionadas a Direitos Humanos em nossas operações ou envolva nossos fornecedores e parceiros, deverá informar, com a maior brevidade possível, o seu Superior Direto, que irá compartilhar com nossa Diretoria Administrativa e Operacional, para que juntos possam tomar as medidas cabíveis.