EPIS

Principais EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais para garantir a segurança e a saúde ocupacional dos trabalhadores. A utilização de diferentes tipos de EPI é necessária, já que há diferentes tipos de exposição a riscos, cada qual necessitando de um tipo específico de EPI.

Dentre os principais tipos de EPIs mais utilizados, podemos citar:

  1. Capacete: É um dos EPIs mais comuns, considerado como parte fundamental do conjunto, sendo utilizado em praticamente todas as áreas e setores de produção. Sua função é a de proteção da cabeça, fornecendo uma proteção contra impactos, além de permitir a instalação de equipamentos adicionais como protetores auriculares, lanternas e etc.
  2. Óculos de segurança: São equipamentos de proteção para os olhos, oferecendo uma proteção contra respingos, poeiras e impactos que possam causar danos aos olhos dos trabalhadores. Há modelos com grau para trabalhadores que precisem de óculos, e modelos com lentes escuras para ambientes muito claros.
  3. Máscaras respiratórias: São equipamentos essenciais em ambientes com excesso de poeiras, fumos, névoas, dentre outros químicos que possam ser inalados. Existem diversos tipos de máscaras, sendo os mais comuns nos ambientes de trabalho os modelos PFF2 e os modelos Semi faciais com adição de filtros de poeiras químicas.
  4. Macacão Tyvek e macacão Tychen: São macacões que fornecem proteção ao corpo do trabalhador contra ácidos, líquidos, poeiras e etc. O modelo Tyvek é mais utilizado para a proteção dos trabalhadores contra poeiras e lubrificantes, e o Tychen é voltado para trabalhadores expostos a líquidos ácidos.
  5. Cinto de trabalho em altura: É destinado à proteção de trabalhadores que executarão atividades em altura. O cinto permite que o trabalhador acople em um ponto de apoio através de uma linha de vida ou talabarte, garantindo que o mesmo fique seguro contra riscos de queda e impacto.